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Pós-Graduação em Educação Cristã Clássica

Pós-Graduação

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CRISTÃ CLÁSSICA

A Pós-Graduação em Educação Clássica Cristã é um projeto para aqueles que amam a Educação e o potencial transformador do evangelho. Ao elaborar esse projeto, tínhamos em mente um conjunto de conhecimentos históricos, filosóficos, teológicos e pedagógicos que nos mostra, de maneira indiscutível, o quanto a verdade das Escrituras estão conectadas à todas as áreas da vida, sendo a Educação uma delas. Enxergamos que o cristianismo, compreendido como projeto integral de Deus para o homem, é mais que uma religião, é um sistema racional completo, no qual estão inseridas reflexões filosóficas, antropológicas, sociológicas, teleológicas e educacionais que influenciam positivamente o mundo material por meio da difusão do mundo espiritual.

Estruturamos o curso em três bases: 1) base Filosófica - Teológica, que visa ao entendimento da Cosmovisão Cristã e suas implicações na Pedagogia; 2) base Histórica - Pedagógica - Clássica, que tem como objetivo principal a análise do panorama clássico na construção da civilização ocidental pelas artes liberais e na valorização da imaginação; 3) base Metodológica Cristã Clássica, cuja função é a capacitação para a aplicação do método clássico cristão no desenvolvimento do aprendizado. 

Nos últimos anos, a Educação Cristã Clássica, que foi aplicada por séculos mas esquecida nas últimas décadas, tem sido redescoberta a partir de inúmeros trabalhos científicos e pela prática pedagógica de algumas instituições e de famílias educadoras que encontraram neste método uma coerência maior com seus valores e princípios.

Dessa forma, uma Especialização em Educação Cristã Clássica é algo inovador e inédito no Brasil, permitindo, assim, recuperar as ferramentas perdidas da aprendizagem, conforme explicado por Dorothy Sayers.

a) Relevância social: A Educação Cristã Clássica forma cidadãos conscientes da beleza, da bondade e da verdade. O profissional capacitado neste modelo educacional tem o potencial de desenvolver homens e mulheres conscientes dos seus deveres sociais de transformação integral, que gera impactos em todas as áreas da sociedade, quer seja a família, o ambiente de trabalho, a política, a economia, dentre outras.

b) Relevância acadêmica: A especialização em Educação Cristã Clássica visa à produção intelectual de alto impacto acadêmico, incorporando ao estudo teológico rigorosa metodologia científica juntamente com o amparo das ciências sociais correlacionadas com o objeto de estudo do curso que é a Educação Clássica. 

c) Relevância educacional e familiar: O Método da Educação Cristã Clássica tem um grande potencial de ser aplicada no contexto escolar, inovando em praticamente tudo que tem sido aplicado nas últimas décadas no que se refere à filosofia educacional, sendo o método clássico um retorno àquilo que foi desenvolvido e aplicado por séculos. No contexto familiar, a Educação Cristã Clássica tem sido aplicada por famílias educadoras. Dessa forma, esta especialização tem o potencial de capacitar pais e mães no processo pedagógico de seus filhos.

Promover, através de uma sólida formação de cunho científico e prático, uma visão da educação clássica, a partir de uma cosmovisão cristã, como elemento de formação integral do ser humano. Buscando, como parte do processo, integrar os estudos da educação e teologia aos principais desafios da consolidação do projeto de restauração do Reino de Deus.

Profissionais da educação, famílias educadoras e pessoas de quaisquer áreas que tenham como objetivo a ampliação dos seus potenciais intelectuais, metodológicos, profissionais e espirituais a fim de produzir um novo modelo de  educação para o Brasil baseado na perspectiva bíblica sobre educação clássica.

BASE: FILOSÓFICA TEOLÓGICA
1 Cosmovisão Cristã e Filosofia Reformada
2 Fundamentos da Pedagogia Cristã
3 A Paideia de Deus (educação pactual)
BASE: HISTÓRICA PEDAGÓGICA CLÁSSICA
4 História da Educação Clássica
5 Fundamentos Pedagógicos das Sete Artes Liberais
6 Verdade, Bondade e Beleza: A Formação do Imaginário
BASE:  METODOLÓGICA CRISTÃ CLÁSSICA
7 Aplicando o Trivium no contexto educacional
8 Aprendendo a ler classicamente (alfabetização clássica)
9 Disciplina na educação (Pastoreando o Coração da Criança)
10 Desenvolvimento do currículo

Coordenadores do Curso

Ms. Thiago Dutra

Diretor de Educação na Fundação Cidade Viva. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Graduando em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana. Professor na área de Teologia e Direitos Humanos. Pastor da Igreja Cidade Viva desde 2012. Criador e escritor na plataforma de conteúdo todavia.cc

Ms. Rodrigo Ferreira Brotto

Pr. Rodrigo Brotto, é casado com Alessandra, pai de Sofia, Tito e Giana. Mestre em Divindade pelo Seminario Presbiteriano de Greenville na Carolina do Sul e doutorando pelo Seminario de Erskine na Carolina do Sul. Graduado em Letras (Português e línguas clássicas) pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente Pastor da Igreja Presbiteriana Litorânea (João Pessoa/PB). Envolvido com os desafios da educação clássica desde 2005. Foi professor na Clemson Classical Academy de latim e estudos clássicos; e do Seminário Teológico do Nordeste – STNe nas áreas de Teologia Sistemática, Pastoral e Filosófica. Autor do livro “O exílio do Coronavírus: quando Deus tirou o seu culto de sua Igreja”.

Coordenador(a)
Ms. Thiago Dutra
Professores mestres e doutores
Duração:
14 Meses
Encontros:
10
Vagas ofertadas:
250 vagas

Professores convidados

Ms. Thiago Dutra
Esp. Leandro Ribeiro
Ms. Igor da Silva Miguel
Ms. Kenneth V. Trotter
Ms. Lucas Evangelista
Ms. Renata Santos
Ms. Rodrigo Ferreira Brotto

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